segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Deficiência G6PD - Meu filho tem!



Deficiência G6PD.

Rodei no IG (instagram) sobre o assunto e achei pouca coisa.

Há uns dias meu filho teve uma reação alérgica a mordida de formiga. Inchou olho e tiveram bolinhas pelo corpo. Fiquei com medo ate de edema de glote. Dai vem a dúvida sobre qual medicamentos usar. Mesmo tendo uma lista dos medicamentos "autorizados a usar e moderadamente", dá medo. Por que? Quem tem essa deficiência não pode fazer uso de algumas substâncias, e da um medo na hr de dar qq coisa que seja. Peguei um texto na internet pra tentar esclarecer quem tem dúvida!


Esse texto eu peguei no site: http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=157&cat=9 .

No site da APAE tem uma lista com todos os medicamentos para serem evitados. Nesse link tb tem uma relação.


"A G6PD é uma enzima presente em todas as células, e auxilia na produção de substâncias que as protegem de fatores oxidantes. Ao contrário das outras células, os glóbulos vermelhos dependem exclusivamente da G6PD para esta finalidade. A deficiência de G6PD é uma doença genética associada ao cromossomo X e, ao contrário do que se esperaria, afeta igualmente indivíduos dos dois sexos (mas é trasmitida geneticamente pelas mulhres). A maior incidência ocorre em pessoas com ancestrais provenientes do Mediterrâneo, como Itália e Oriente Médio, da África Equatorial e de algumas regiões do Sudeste Asiático. É reconhecida como a mais freqüente das enzimopatias em algumas populações. Sua incidência no Brasil ainda não está estabelecida, mas estima-se que pode atingir até 7% da população. A doença não tem tratamento, mas seus sintomas podem ser evitados com medidas profiláticas que impeçam o uso de algumas drogas indutoras de hemólise e da ingestão do feijão de fava. Os sintomas mais freqüentes são icterícia neonatal e anemia hemolítica aguda. Em alguns casos a icterícia neonatal pode levar ao óbito ou a permanente dano neurológico. A anemia hemolítica pode ser induzida por um grande número de drogas, infecções ou pela ingestão de feijão de fava (Vicia faba), esta última já observada por Pitágoras, na Grécia antiga. Assim, a forma mais eficaz de combater este quadro é evitando o contato com substâncias e alimentos que desencadeariam os sintomas. "



A deficiência G6PD tende em alguns casos ocorrer as secreções nasais.

Esse texto eu peguei de IG que eu sigo, o @g6pd_deficiency , ele explica muita coisa tb, mas é em inglês, fica mais fácil pra quem fala a língua, porque traduzir do instagram é mt ruim. Ahaha


"Hemorragias nasais. Você sofre com eles? Quando você tem G6PD e for expostos a certos alimentos, medicamentos ou estresse podem apenas surgir subitamente e durar por muito tempo. Aqui estão algumas dicas: beliscar a toda do seu nariz e sentar-se na posição vertical com a cabeça ligeiramente para baixo (você não quer ingerir sangue, pode causar doença). Mantenha beliscando com força por cerca de três minutos e verifique. Continue fazendo isso até que ele pare. Se você tiver como, coloque um pacote de ervilhas congeladas ou no lugar ou toalha úmida muito frio na parte de trás do seu pescoço, pois isso vai ajudar a acelerar o processo de coagulação. Se você está propenso a hemorragias nasais sempre levar um pote de pimenta caiena ou pimenta vermelha como alguns chamam. Coloque uma colher de chá em um copo de água, agite e beba completamente de uma vez. Dentro de dez a vinte segundos, o sangramento do nariz vai parar. Tive tantas hemorragias nasais na minha vida que eu poderia escrever um livro sobre como pará-los."


Ao contrário do que se pensa, essa deficiência não é uma alergia a medicamentos, e sim uma alteração das enzimas.
Não tem cura por ser uma deficiência genética, mas alguns organismos, por si so combatem a deficiência, havendo casos de "perda" da mesma com 2 anos de idade, alguns casos se perde na adolescência e na maioria da vezes não se cura.
Pelas minhas palavras, ate pra ficar mais fácil de entender, a deficiência tende a causar uma anemia ou anemia hemolítica e isso enfraquece o sistema imunológico da pessoa portadora.
Alguns casos graves é necessária a transfusão de sangue.


A partir dos 6 meses de idade da criança, onde começa a introdução de alimentos, a criança vai precisar fazer semestralmente um exame de sangue e ser acompanhado por um hematologista, para poder ser avaliado como esta sendo a inserção desses novos alimentos no organismo.
Pessoas com essa deficiência devem evitar FEIJÃO DE FAVA, CORANTE ARTIFICIAL, QUININO, VITAMINA C e K, sendo as vitaminas C e K para alimentos industrializados, assim como a substancia quinino que é encontrada na água tônica.


A alimentação regrada dentro de casa vai evitar a chegada da anemia, o que nao significa pra se privar de festinhas ou as famosas idas ao mercado com os filhos. As guloseimas com corantes, como bala, pirulito etc vao fazer mal, logico, mas se ingerido uma vez em uma festinha a cada 2 meses nao tem problema. O que nao pode é fazer uso diario dessas besteirinhas que as crianças gostam.

A gente cria hábito, e crianças só vão sentir falta do que conhecem. Se ela nao conhecer o uso excessivo do açucar, qnd ela comer algo muuuuito doce é capaz de nao gostar. Por isso que a educação alimentar também vem de casa. E nao esquecendo de lembrar aos parentes que curtem dar essas besteiras pros pequenos, o filho é de voces e tenho certeza que você nao quer e nem eles de sair correndo pro hospital. Ou seja, sejam assertivos.
Acho que é isso!

Ah! Pra finalizar, a deficiencia G6pd nao é anemia hemolitica, e sim se nao tratada corretamente poderá desencadear uma anemia hemolitica.
De tudo que li, "estudei" e entendi, ta aí de uma forma mais clara. Nao sou profissional da área, mas informações e experiências serão bem-vindos e trocados.
Boa semana!


4 comentários:

  1. Sou mãe de um recém nascido e já descobri que ele tem essa deficiência de G6PD.
    Passei a procurar informações e amei o que vc postou.
    Realmente, seu texto é bem explicativo e nos ajuda a compreender como administrar os cuidados.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi sou mae de um menino de 7 anos com deficiência g6p e gostaria de receber no meu gmail listando alimentos q nao pode ser consumido

    ResponderExcluir
  3. Sou cabeleireira e meu bebê tem cinco meses, quero saber se posso trabalhar normalmente e se posso tbm arrumar meu cabelo,pois tá um horror..kkk
    Se fala muito de feijão de fava, apenas ele ou todos os feijões?
    São tantas dúvidas ?
    Ah ele foi diagnosticado portador da G6 pd

    ResponderExcluir
  4. Verdade que o fubá pode ser prejudicial a quem possui a deficiência G6PD?

    ResponderExcluir